:: AIA – ATELIÊ INTEGRADO DE ARQUITETURA ::
Escola de Arquitetura da UFMG - 1º semestre de 2024
Fundamentação para o projeto de arquitetura e urbanismo I - 165h
Professores
Ana Paula Baltazar
Eduardo Mascarenhas
Erica Mattos
Sandro Canavezzi
EMENTA:
Sensibilização para prática de projeto de arquitetura e urbanismo. Desenvolvimento da habilidade de percepção individual e compreensão do espaço. Introdução ao exercício de projeto pela problematização de situações, proposição e execução de ideias. Instrumentação e desenvolvimento da capacidade para expressar e representar ideias por meios analógicos e digitais, visando ao desenvolvimento de linguagem própria.
OBJETIVOS:
O objetivo geral do Ateliê Integrado de Arquitetura (AIA) é possibilitar aos alunos recém-ingressos no curso de Arquitetura e Urbanismo diurno da UFMG uma abordagem inicial e panorâmica das questões fundamentais inerentes ao exercício crítico e criativo da arquitetura e do urbanismo. Por meio da estratégia de "aprender a aprender", objetiva-se enfatizar os processos criativos no uso dos diversos instrumentos e recursos. Busca-se o desenvolvimento de postura crítica tanto para percepção quanto para proposição de objetos e espaços, além de desenvolvimento de linguagem própria de representação (analógica e digital) para lidar com projetos.
Por meio de oficinas, leituras e discussões de textos e imersões em ambientes físicos e digitais, a disciplina tem por intuito sensibilizar os alunos para 1) desnaturalizar o olhar; 2) criar, propor e construir imagens, objetos e espaços interativos e dialógicos; e 3) comunicar os processos de criação, proposição e construção segundo demanda específica de cada projeto por meio de estratégias próprias de representação analógica e digital.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O curso é dividido em 3 módulos sempre trabalhando a criatividade: Percepção-criação; Criação-produção; e Criação-representação. Conforme detalhado abaixo.
Módulo 1: Percepção-criação
O primeiro módulo propõe a exploração estética visando mudar o olhar e trabalhar com criatividade para desenvolvimento de imagem estática, tempo na imagem, interação e parametrização na escala do objeto, assim como sensibilização para abertura e interatividade, experimentando meios e ferramentas físicos e digitais.
Módulo 2: Criação-produção
O segundo módulo explora a criatividade passando dos objetos para o espaço, por meio de análise espacial, proposta de uma intervenção interativa com implicações espaciais e execução de protótipos. Neste módulo são discutidos e experimentados recursos de eletrônica e programação.
Módulo 3: Criação-representação
No terceiro módulo propõe-se a exploração de linguagem própria para representação, sistematizando tanto o que será fruído pelas pessoas quanto como construir, ou seja, explora a criatividade na representação tanto da recepção quanto da produção.
MÉTODOS DE ENSINO:
O curso baseia-se no engajamento dos alunos em todas as aulas por meio de workshops práticos, análise crítica coletiva dos trabalhos resultantes e visitas a exposições e espaços de interesse. Os workshops práticos são permeados diariamente por pequenas seções teóricas (drops) que introduzem os assuntos a serem discutidos e trabalhados pelos alunos. A maioria dos trabalhos acontece de forma incremental variando entre trabalhos individuais e em grupo.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO:
Um dos objetivos do curso é desenvolver a postura crítica dos alunos, por isso as avaliações são em sua maioria análises críticas coletivas dos trabalhos feitos ao longo do curso. Há uma série de trabalhos individuais e em grupo que são avaliados a partir das críticas coletivas.
Visitas
Praça da Liberdade
Palácio das Artes
Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB)
Centro Cultural do Banco do Brasil
Inhotim
BIBLIOGRAFIA:
Flusser, Vilém. Imagem com computador. Conferência no ciclo "Arte de computador". Liege, 27/10/1984.
Flusser, Vilém. Do inobjeto (texto sem data e não publicado, copiado no Arquivo Flusser de Berlim).
Lemos, Celina Borges; Dangelo, André Guilherme Dornelles; Carsalade, Flávio de Lemos (Orgs.). Escola de arquitetura da UFMG. Lembranças do passado, visão do futuro. Belo Horizonte, EA/UFMG, 2010.
Apostila:
Haque, Usman; Somlai-Fisher, Adam. Low tech sensors and actuators: for artists and architects. 2005. Disponível em: http://lowtech.propositions.org.uk/lowtech-sensors-and-actuators.pdf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário